A pratica esportiva durante a pandemia

É inegável os inúmeros benefícios

Por Max Teixeira dia em Colunistas

A pratica esportiva durante a pandemia
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

É inegável os inúmeros benefícios

A PRÁTICA ESPORTIVA DURANTE A PANDEMIA

É inegável os inúmeros benefícios que a pratica esportiva gera ao nosso corpo e mente, tornando-se cada vez mais indispensável à uma sadia qualidade de vida.

Contudo, com o surgimento deste novo Coronavírus, a pratica esportiva passou a ser vista como algo a ser evitado, principalmente quando relacionado aos índices de contágio visto que geralmente praticados em academias ou locais com grande número de pessoas, criando um ambiente propicio à disseminação do vírus.

Pensando nisso, as autoridades competentes têm restringido a pratica de esportes, principalmente quando geram aglomerações ou se praticados em ambientes fechados, como nos casos das academias e ginásios, tornando a pratica de exercícios físicos cada vez mais difícil.

Por outro lado, as sociedades médicas relacionadas ao esporte procuram reforçar a necessidade de se praticar exercícios tomando-se todas as cautelas necessários à situação que ainda vivemos, incentivando a pratica esportiva em nossas próprias casas, ou quando permitido, em locais abertos sem aglomeração de pessoas.

Neste contexto, o número de procura por treinos funcionais praticados em casa aumentaram consideravelmente, bem como o atendimento de profissionais da área na modalidade remota, buscando dar maior apoio aos praticantes.

Atletas profissionais certamente foram os que mais sentiram as restrições impostas pelos órgãos responsáveis pelo combate ao novo Coronavírus visto que tiveram de interromper séries de treinos, cronogramas de competições, dentre outros. Quanto aos atletas amadores, os efeitos podem até ser menores, contudo, os riscos pela ausência da pratica esportiva é tão grave quanto, visto que com a redução da pratica de exercícios, o acumulo de energia e consequentemente gordura em nosso corpo é maior, aumentando assim os riscos relacionados ao ganho de peso.

Além das alterações com relação a corpo e peso, devemos destacar também aquelas relacionadas ao nosso humor e mente, geralmente agravados por situações de stress gerado pelo confinamento experimentado por todos, ou ainda, quadros depressivos.

A pratica esportiva, nestas situações, ganha ainda maior relevância uma vez que sua pratica atua diretamente como antidepressivo e antiestresse, ampliando seus benefícios aos praticantes que podem ainda, usar deste momento de confinamento para a pratica de exercícios em família, ampliando a socialização familiar com momentos divertidos e relaxantes. 

Profissional ou não, a recomendação é que se mantenha uma rotina de pratica esportiva dentro das limitações impostas, seja em suas residências ou locais permitidos como praias, calçadões, pistas de atletismo, dentre outras.

A pratica esportiva durante a pandemiaFoto divulgação Instagram: @vida.sport

O uso de equipamentos de segurança como máscaras aliados ao uso de álcool gel 70%, como orientado pelas organizações médicas, é fator ainda mais determinante à pratica de uma atividade saudável e sem riscos, portanto, enquanto ainda perdurarem as restrições impostas, vamos manter nossos corpos ativos adaptando-se à atual realidade vivenciada por todos.

Max Teixeira 

Advogado Ambientalista e Atleta Amador

 

 

Referências:

https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/o-desafio-dos-exercicios-e-da-retomada-dos-esportes-com-a-covid-19/

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/como-fica-a-pratica-de-atividade-fisica-durante-a-pandemia-de-coronavirus.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para A pratica esportiva durante a pandemia

Enviando Comentário Fechar :/

Cadastre-se e receba 10% de desconto