Acao social 001 - Beneficiente

Acao social 001 - Beneficiente é uma preocupação que nunca esteve tão em alta quanto nos dias de hoje.

Por Antonio Vidal dia em Vida Saudável

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Acao social 001 - Beneficiente é uma preocupação que nunca esteve tão em alta quanto nos dias de hoje.

A busca por uma vida saudável é uma preocupação que nunca esteve tão em alta quanto nos dias de hoje. Além de tudo, encontrar informações a respeito do assunto se tornou verdadeiramente simples. O problema é filtrar no meio disto os mitos e verdades para ter uma alimentação saudável.

Certamente você já se deparou com matérias que condenavam o glúten ou que associavam os ovos ao colesterol ruim. Para desfazer de vez as dúvidas acerca do assunto, vamos apontar 4 exemplos onde desmentimos algumas teses e apontamos o que realmente procede. Confira!

4 mitos e verdades para ter uma alimentação saudável: carboidrato e gordura são vilões?

1. Carboidrato só faz mal? MITO

Quando o assunto é alimentação saudável parece haver uma unanimidade: os carboidratos são vilões que precisam ser combatidos. Significa, então, que o melhor é cortar todas as massas e pães da nossa dieta? Claro que não! Os carboidratos são uma importante fonte de energia e nutrientes.

O ideal é consumir estes alimentos de forma moderada, mas apenas porque eles são calóricos. Você pode ficar seguro, no entanto, de que eles não fazem mal. O canal Vida & Saúde tem um vídeo especial que vai te ajudar a entender melhor os carboidratos.

2. Toda gordura deve ser evitada? MITO

Outro mito difundido é o de que toda gordura é ruim para o organismo. Acontece que também existem fontes saudáveis da substância. O seu papel, assim como o do Carboidrato, é gerar energia para o corpo. Abacate e azeite, por exemplo, apresentam este tipo de gordura.

Para adquirir produtos saudáveis voltados para alimentação vegana e vegetariana, confira onde encontrar a Superbom.

O colorido do prato está ligado com os nutrientes?

3. Uma boa refeição geralmente é colorida? VERDADE

Provavelmente você já ouviu que um prato colorido é mais saudável. Neste caso é apontado como ideal uma combinação de alimentos que possua 5 cores diferentes. Realmente a coloração está intimamente ligada aos nutrientes que podem ser encontrados em verduras e legumes.

O roxo, por exemplo, indica a presença de substâncias capazes de inibir problemas nos olhos. Já os alimentos brancos são ricos em flavonoides, compostos que vão servir para combater os radicais livres. Os verdes podem inibir o entupimento de vasos sanguíneos.

Os laranjas, por sua vez, são ricos em vitamina A, sendo benéficos para a visão. Alimentos vermelhos, por fim, tem entre os seus benefícios a redução do nível de colesterol no sangue. Não podemos esquecer ainda que muitos mitos e verdades para ter uma alimentação saudável estão ligados ao vegetarianismo. Abordamos o que você precisa saber a este respeito no próximo tópico.

É correto nos alimentarmos de 3 em 3 horas?

4. Devemos nos alimentar de 3 em 3 horas? MITO

Este é, de longe, um dos conselhos alimentares mais comuns. Acontece que esta regra não faz sentido. Basta lembrar que a maioria das pessoas é sedentária. Isto significa que estarão ingerindo constantemente uma energia que não será gasta. O resultado em longo prazo pode ser o sobrepeso! Outro problema do hábito citado é que ele pode induzir ao exagero.

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